Ponta Delgada

Setembro 21, 2021

Vera Pires diz que “Ponta Delgada tem sido construída um pouco ao Deus dará” e defende a criação de um Pano Integrado de Urbanismo, que “dê consistência ao conjunto do território e que permita melhores condições de vida, a começar pela habitação”.

Setembro 19, 2021

“O Bloco quer a Calheta de volta e, acima de tudo, as pessoas querem a Calheta de volta” e “não queremos esperar mais 10 anos”, disse hoje a candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Ponta Delgada numa ação de campanha.

Setembro 15, 2021

Vera Pires quer “derrubar barreiras arquitetónicas e mentais” para transformar Ponta Delgada num concelho inclusivo, em que todos tenham as mesmas oportunidades e direitos, com especial atenção para os imigrantes, as pessoas com deficiência, ou as pessoas da comunidade LGBT+, que muitas vezes ainda sentem dificuldades no acesso a direitos básicos como a mobilidade e a habitação.

Setembro 14, 2021

Vera Pires defende a criação de uma bolsa municipal de arrendamento em Ponta Delgada para baixar os preços do mercado que está inflacionado pela pressão turística. Numa visita à Associação Alternativa, a candidata do Bloco abordou também as dificuldades que atingem as pessoas que tentam recuperar de problemas de dependências e a forma como a autarquia pode contribuir para a integração destes cidadãos.

Setembro 8, 2021

Vera Pires salienta a importância do trabalho que o Bloco de Esquerda tem feito ao longo dos anos na defesa dos animais, que culminou, por exemplo, na entrada em vigor da proibição de animais saudáveis nos canis, e aponta áreas em que a autarquia de Ponta Delgada pode fazer mais: reforçar as campanhas de esterilização, fomentar o voluntariado e criar a figura do provedor municipal do animal.

Setembro 3, 2021

Catarina Martins considera que a incineradora que está projetada para ser construída em São Miguel é megalómana e alerta que esta opção pode tornar-se, no futuro, num problema, não só ambiental, como também financeiro.

Julho 31, 2021

“Temos trabalho feito, temos ideias, projetos e vontade de continuar a mudar o presente para construir o futuro”. Foi assim que Vera Pires apresentou a sua candidatura à Câmara Municipal de Ponta Delgada pelo Bloco de Esquerda.

Junho 23, 2021

Tendo em conta que a partir de janeiro de 2022, por proposta do Bloco de Esquerda aprovada no parlamento, passa a ser proibida a utilização de herbicidas com glifosato em espaços públicos para controlo de ervas espontâneas, a deputada municipal do Bloco de Esquerda, Vera Pires, quer saber se a autarquia de Ponta Delgada está preparada para implementar esta medida, que implica decidir sobre os métodos alternativos, e pode implicar a aquisição de equipamentos e formação para os funcionários.

Junho 2, 2021

Depois de três mandatos como deputada municipal, Vera Pires será a candidata do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Ponta Delgada. A cabeça-de-lista do partido à Assembleia Municipal será Avelina Ferreira.

Agosto 6, 2020

A cidade de Ponta Delgada não pode esperar mais. Se a ASTA não é capaz de concluir o projeto a que se propôs para requalificar a Calheta Pêro de Teive, a solução deve passar por um entendimento entre o Governo e autarquia para, de uma vez por todas, garantir que aquele espaço seja rapidamente devolvido à utilização pública.

Agosto 4, 2020

Num dia em que o Governo Regional está em peso na ilha de São Miguel para uma série de visitas e inaugurações, o Bloco de Esquerda realizou uma “cerimónia de inauguração” na zona da Calheta – para onde está projetado um hotel e uma praça pública que deviam entrar em funcionamento este verão – para denunciar o abandono daquela zona da cidade.

Novembro 26, 2019

O Bloco de Esquerda votou contra o Orçamento da Câmara Municipal de Ponta Delgada para 2020. Vera Pires, deputada municipal argumenta que “falta uma estratégia integrada de desenvolvimento sustentável para a cidade e para o concelho”.

Novembro 25, 2019

A Assembleia Municipal de Ponta Delgada aprovou hoje por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento de José Mário Branco, músico, cantor e compositor, que foi também um lutador polítco antifascista e combatente contra as opressões e as desigualdades.

Novembro 25, 2019

PS e PSD voltam a dar as mãos na Assembleia Municipal de Ponta Delgada para rejeitar uma proposta do BE que pretendia suspender o atual projeto de construção de uma central de incineração em São Miguel. Vera Pires, deputada municipal do BE, lamenta que, perante as “evidências claras de que o atual projeto está sobredimensionado”, se continue a perder tempo.