BE vota contra Mapas de Pessoal dos SMAS

 

O BE vota contra o Mapa de Pessoal proposto, pelo facto de não terem sido facultados aos Sindicatos representativos dos trabalhadores os direitos de informação atempada e de participação no processo de elaboração do Mapa. Continuam também por resolver situações de requalificação.

Consideramos essencial a participação dos trabalhadores e seus representantes na procura de solução para os problemas das diferentes instituições, bem como critérios de equidade, e as Autarquias não podem ser excepção. Verificam-se nos SMAS situações graves de injustiça social, à espera de resolução urgente – existem trabalhadores com a categoria profissional de Assistente Operacional a desempenhar há vários anos funções administrativas, sem a necessária requalificação. Ao contrário do que afirma o Executivo, têm vindo a ser aplicados critérios diferentes nos SMAS e na CMPD, onde casos semelhantes foram bem resolvidos com os trabalhadores a transitar para a categoria devida.

Exigimos do Executivo que cumpra os compromissos assumidos e que concretize a sua auto-publicitada postura de diálogo através da real auscultação e concertação com os parceiros sociais.

Share this