Tudo acaba no mar

O lema da COFACO é “Tudo começa no mar”, no entanto ao longo de vários anos o que se tem verificado são as descargas de resíduos industriais realizadas pela fábrica situada em Rabo de Peixe. 

A estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais continua a apresentar graves problemas de funcionamento e recentemente o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas revelou que os resultados das análises continuam, por vezes, a não cumprir a legislação.

O Bloco tem denunciado diversas vezes esta situação e é inacreditável como se continua a permitir a poluição do nosso mar. A população de Rabo de Peixe merece todo o nosso respeito e não deve ser sujeita a viver à volta de um mar amarelo e respirar aquele ar nauseabundo.  

A poluição com estes resíduos pode contribuir para a destruição da vida marinha, problemas de saúde pública e mesmo destruir a imagem dos Açores enquanto destino turístico.

Mais do que reuniões é preciso aumentar as inspeções e garantir que a estação de tratamento esteja a funcionar corretamente e não haja qualquer descarga que contenha resíduos industriais. Não podemos continuar a assistir tamanha passividade num assunto que já se arrasta há demasiado tempo e que está a destruir o que é nosso.

Seria do maior interesse da empresa cuidar do mar até porque a imagem que passa para o consumidor é o oposto do que apregoa. 

Não vamos permitir que tudo acabe no mar, vamos continuar a defender o nosso mar e as nossas pessoas!