Aumento de impostos nos Açores é mais um atentado às famílias e empresas

 

A nova Lei das Finanças das Regiões Autónomas, que estabelece o aumento do IRS, IVA e IRC nos Açores, é mais um atentado às famílias e empresas açorianas. Um atentado da responsabilidade é de PS, PSD e CDS, que, ao subscrever o Memorando da Troika, aceitaram automaticamente este aumento de impostos destinado aos Açores, que estava explícito desde o início.

O Governo Regional também tem culpas nesta matéria, porque não tomou uma posição atempada de combate a este aumento de impostos, apesar dos inúmeros alertas feitos pelo Bloco de Esquerda na Assembleia Legislativa dos Açores ao longo dos últimos anos.

“Nessa altura, a postura do Partido Socialista e dos seus principais dirigentes foi de total desvalorização do nosso alerta, bem como da nossa proposta de conjugação de esforços, imediatamente, para combater a disposição sobre matéria fiscal, no que aos Açores dizia respeito”, lamentou Zuraida Soares numa declaração política proferida esta manhã no parlamento, acusando o PS/Açores de deixar os Açores para trás: “O Memorando de Entendimento e José Sócrates eram a prioridade”.

Em 2014, os Açores terão assim um novo aumento de impostos, a juntar ao aumento de impostos que ocorreu em todo o País em 2013 – o maior aumento de impostos da história da Democracia.

Share this