Aurora Ribeiro defende Plano Estratégico Municipal para o Turismo no concelho da Horta

A candidata do Bloco às próximas eleições autárquicas defende que o setor do turismo tem um impacto demasiado grande na realidade socioeconómica do concelho para continuar sem uma linha estratégica concreta. Aurora Ribeiro propõe a criação de um Plano Estratégico Municipal de Turismo para a ilha do Faial para promover a sustentabilidade do setor e combater a precariedade laboral. A valorização cultural do concelho é o meio apontado para reduzir a sazonalidade do turismo e os seus impactos no setor.

A proposta surge no seguimento de uma reunião que a candidata à câmara e o candidato à assembleia municipal Mário Moniz marcaram com o presidente da Associação de Turismo Sustentável do Faial (ATSF), Pedro Rosa, para conhecer os objetivos e trabalho recente da associação. Projetos como o portal “Discover Faial”, com informação online sobre a ilha, o Festival “Juntos à Mesa”, ou o esforço que a associação tem feito para abrir ao público locais de interesse turístico como a Trinity House, a Colónia Alemã, a Igreja de São Francisco, o Castelo de São Sebastião e o Reduto da Patrulha são extremamente importantes para a melhoria da experiência dos turistas na ilha e são exemplos que a autarquia, além de apoiar, deve seguir na criação de um plano estratégico municipal para o setor que combata a sazonalidade e prolongue a estada média dos visitantes.

Aurora Ribeiro e Mário Moniz defendem ainda que a construção deste documento estratégico deve passar obrigatoriamente pela discussão conjunta com empresários, trabalhadores, seus representantes, setor cultural e com a comunidade em geral de modo a refletir as diversas necessidades.

Share this