BE defende que EUA devem assumir responsabilidades perante trabalhadores da Base das Lajes

A candidata do Bloco de Esquerda à autarquia da Praia da Vitória considera que a utilização militar da Base das Lajes está a destruir o emprego e defende uma utilização civil daquele espaço. É preciso exigir aos norte-americanos que indemnizem os trabalhadores portugueses, indemnizem a própria Região, e reparem os danos ambientais provocados pela sua presença durante décadas.

Em declarações aos jornalistas, depois de uma reunião com o SABCES, Ana Oliveira assumiu que “aproveitar as capacidades da Base das Lajes para fins civis é o melhor para os trabalhadores e o melhor para a Região”, uma vez que estas alterntivas à utilização militar trazem vantagens: mais postos de trabalho, menos impacto ambiental e não colocam em causa soberania da Região e do País”.

Recorde-se que nas últimas eleições autárquicas, o BE foi o único partido que alertou para a necessidade da autarquia iniciar um processo de debate público, sem tabus e preconceitos, sobre futuras utilizações da base das Lajes. Na altura, esta posição foi ridicularizada, mas agora, todos os partidos tentam dar a aparência de que, pelo menos, estão preocupados.