A Coordenadora Regional do BE/Açores e os deputados Municipais reuniram hoje com a Câmara do Nordeste para analisar as soluções do tratamento de resíduos sólidos urbanos, nomeadamente a opção de tratamento mecânico e biológico em alternativa à incineração prevista pela AMISM e Governo Regional.
Não se tendo posicionado quanto à construção da incineradora em S.Miguel, o executivo da Câmara do Nordeste disse esperar que a opção da incineração não invalide a continuação da central de vermicompostagem existente neste concelho.
O Bloco de Esquerda/Açores, lamentando o silêncio das restantes forças políticas e a falta de informação aos munícipes sobre o a opção da AMISM e do Governo Regional pela incineração, defendeu uma vez mais a necessidade de um amplo debate público sobre o assunto. Neste sentido se insere o Referendo local nos municípios de Ponta Delgada e Ribeira Grande, proposto pelos respetivos deputados municipais.
O Bloco de Esquerda/A defende como alternativa uma solução integrada de tratamento mecânico/ biológico que privilegie a reciclagem, compostagem/ vermicompostagem dos resíduos orgânicos. Esta é a solução mais sustentável em termos ambientais, económicos e de saúde pública, permitindo ainda a criação de mais postos de trabalho.
Os Referendos locais são uma oportunidade para a discussão pública desta questão tão controversa e extremamente importante, que compromete as gerações vindouras e toda a Região. O BE/Açores desafia deste modo os executivos municipais a fundamentarem a sua opção pela incineração e a ouvirem a opinião dos seus munícipes.