Share |

BE questiona governo sobre adiamento de exames para triar doenças pulmonares no Faial

O equipamento utilizado para detetar a existência de doenças pulmonares – pletismógrafo – do Hospital da Horta está obsoleto e tem levado ao adiamento sucessivo de exames. O Bloco de Esquerda enviou hoje um requerimento ao Governo para perceber qual o impacto que este problema está a ter e se o Governo está disposto a adquirir um novo equipamento.

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda quer saber, concretamente, quantas pessoas estão em lista de espera para realizar estes exames no Hospital da Horta e se o Governo vai adquirir um novo equipamento que permita a realização de exames a todas as pessoas, inclusive as que têm mobilidade reduzida.

A espirometria é um exame que avalia a existência de alguma anormalidade na ventilação pulmonar, triando a presença de doenças pulmonares restritivas e obstrutivas.

A pletismografia, ou prova de função pulmonar completa, é um exame mais abrangente, porque para além de fazer a parte da espirometria (ou prova de função simples), também mede os volumes pulmonares e parâmetros relacionados à oxigenação.

Estes exames medem a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, avaliando se estes cumprem as suas funções de ventilação, estudam a capacidade de transporte do ar, da força dos músculos envolvidos na respiração e da resistência das vias respiratórias.