Share |

Bloco de Esquerda defende que jardim que estava no projeto inicial da Casa Manuel de Arriaga deve avançar

Numa visita à Casa Manuel de Arriaga na Horta, Aurora Ribeiro e Mário Moniz relembraram que o projeto original do núcleo museológico inaugurado em 2011 incluía a remodelação do terreno exterior à casa. Para Aurora Ribeiro, o jardim continua a fazer sentido “não só na lógica de completar o projeto do museu mas também na de criar um espaço verde e de lazer mesmo no centro da Horta. Esta zona da cidade, apesar de ser bastante central, saiu da circulação dos faialenses, o que se refletiu no fecho de espaços de comércio. Um jardim pensado para usufruto das famílias, visitantes e turistas beneficiaria toda a zona circundante bem como a ilha no seu todo”. Mário Moniz sublinhou que o Bloco de Esquerda tem defendido a finalização do projeto original desde o fim das obras do edifício.

Os primeiros candidatos pelo Faial às próximas eleições regionais foram recebidos pelo ex-diretor Luís Menezes e por José Luís Neto, o atual diretor, que iniciou funções no passado dia 7 de outubro. O programa eleitoral do BE para a ilha do Faial dá prioridade à cultura, chamando a atenção para a necessidade de obras de manutenção e reabilitação dos edifícios do Museu da Horta, o que inclui a própria casa Manuel de Arriaga. Na conversa que se seguiu à visita, houve tempo para conhecer melhor o trabalho feito no museu, nomeadamente a nível de serviço educativo, e de discutir os aspetos de intervenção do mesmo na comunidade, bem como a sua oferta cultural e turística. Na opinião dos candidatos do BE, o Museu da Horta está capacitado para se assumir como uma referência museológica regional desde que lhe sejam garantidas as condições materiais e financeiras para tal. 

Os valores da República, evocados pela memória de Manuel de Arriaga e a importância do papel da mulher no percurso histórico local, explorados na exposição temporária “Faial no Feminino”, de Sónia Rosa, deram ainda, na ótica de Aurora Ribeiro, uma carga simbólica muito especial a esta visita.