Regionais 2020

Novembro 6, 2020

O Bloco de Esquerda lamenta que os partidos da direita dita democrática – PSD, CDS, PPM e IL – alinhem com o Chega – “um partido xenófobo, de índole racista, e que tem ódio aos pobres” para chegar ao poder. Em declarações após a audição com o Representante da República, António Lima, coordenador do Bloco reiterou que o partido está “disponível para viabilizar um programa de governo do PS para impedir a formação de um governo de direita”.

Novembro 3, 2020

Conclusões da reunião da Comissão Coordenadora Regional do Bloco de Esquerda Açores sobre a situação política regional após as eleições de 25 de outubro.

Outubro 28, 2020

O Bloco de Esquerda alcança o melhor resultado de sempre em eleições regionais - 3962 votos (3,81%) - e elege António Lima por São Miguel e Alexandra Manes pelo Círculo Regional de Compensação.

Outubro 23, 2020

“O PS tem pavor de deixar de mandar em tudo o que se faz nos Açores”, disse António Lima, no encerramento da campanha, hoje no Faial, em que apelou ao voto no Bloco para que o partido tenha “mais força e maior capacidade para a necessária transformação dos Açores numa região mais justa e mais desenvolvida”.

Outubro 22, 2020

Alexandra Manes alerta para o impacto da endometriose – uma doença relacionada com a menstruação que afeta, de forma silenciosa, 10% das mulheres em idade fértil. A candidata do Bloco pela Terceira, que esteve hoje no Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, quer que a região implemente medidas no sentido de sensibilizar as mulheres e os profissionais de saúde para que a doença possa ser detetada atempadamente.

Outubro 22, 2020

Para o Bloco de Esquerda, o ambiente e a saúde das pessoas são mais importantes do que as relações diplomáticas de Portugal com os EUA. Alexandra Manes, candidata do BE pela ilha Terceira, salientou que o BE foi o primeiro partido a levar o assunto da contaminação de solos na Base das Lajes à Assembleia da República, e Catarina Martins foi a primeira líder nacional a vir aos Açores falar sobre o assunto.

Outubro 22, 2020

O Bloco de Esquerda reuniu ontem com representantes de grupos cívicos relacionados com as acessibilidades da ilha. Duas reuniões tiveram por tema o porto da Horta, com Norberto Serpa e Pedro Azevedo e a terceira versou sobre o assunto do aeroporto, com Dejalme Vargas e Rui Sousa.

Outubro 22, 2020

António Lima acusa Vasco Cordeiro de assumir o discurso da extrema-direita ao ter associado os beneficiários de apoios sociais, como o Rendimento Social de Inserção, à “preguiça”. “É inconcebível” que, perante a pressão da extrema-direita, Vasco Cordeiro tenha cedido ao discurso populista.

Outubro 21, 2020

Hoje o BE visitou a pequena propriedade de Franco Ceraolo, presidente da Associação de Criadores e Amigos do Burro Anão da Ilha Graciosa. Vinte anos de trabalho dedicado ao levantamento, reconhecimento e preservação de uma raça que se encontrava seriamente ameaçada de extinção.

Outubro 21, 2020

A três dias do fim da campanha, António Lima, coordenador do Bloco de Esquerda, está satisfeito com a “campanha de ideias” e de “apresentação de soluções” que o partido tem feito, e acusa o PS de estar preocupado apenas em manter o poder e a maioria absoluta.

Outubro 21, 2020

A três dias do fim da campanha, António Lima, coordenador do Bloco de Esquerda, está satisfeito com a “campanha de ideias” e de “apresentação de soluções” que o partido tem feito, e acusa o PS de estar preocupado apenas em manter o poder e a maioria absoluta.

Outubro 20, 2020

Alexandra Manes quer potenciar o património arqueológico da Terceira para o desenvolvimento do turismo da ilha, aproveitando um nicho de mercado que se interessa por estas matérias, como forma de combater a sazonalidade do sector.

Outubro 20, 2020

António Lima defendeu hoje o aumento do investimento na produção de energia a partir de fontes renováveis e criticou o apoio de Vasco Cordeiro e José Manuel Bolieiro à incineração, que vai produzir energia a partir da queima de lixo.

Outubro 19, 2020

António Lima acusa o Governo Regional de bloquear os aumentos de salários dos trabalhadores das IPSS, que recebem menos que os seus colegas que fazem o mesmo trabalho na função pública. O Bloco insiste na necessidade de se rever o modelo de financiamento das IPSS para aumentar as transferências da Região, de modo a permitir o aumento de salários dos seus trabalhadores.