Alexandra Manes quer potenciar o património arqueológico da Terceira para o desenvolvimento do turismo da ilha, aproveitando um nicho de mercado que se interessa por estas matérias, como forma de combater a sazonalidade do sector.
A candidata do Bloco pela Terceira critica a “tentativa frustrada de replicar modelos de turismo que não são adequados às características da ilha”, defende a implementação de uma visão estratégica que alie a arqueologia e cultura como produto turístico.
O plano passa por dar maior destaque ao parque subaquático e aproveitar o conhecimento dos arqueólogos da Terceira.
“A Terceira não pode continuar à margem do sector do turismo. A Terceira tem que se evidenciar e afirmar com base no seu património”, afirma Alexandra Manes, que lembrou que, na legislatura anterior, o Bloco de Esquerda apresentou uma proposta que previa a recuperação dos fortes que existem na ilha, por forma a criar um roteiro turístico.
Os candidatos do Bloco tiveram oportunidade de, num passeio marítimo, observar o fundo da baía de Angra, e perceber o potencial desta oferta turística que tem que ser "melhor trabalhada" e "melhor vendida".