Bloco de Esquerda propõe zonas de estar pedonal para dinamizar cafés e comércio local na Horta

O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Horta, Tomás Melo, apresentou uma proposta que visa tornar as ruas mais acolhedoras e promover a vida comunitária: a criação de zonas de estar pedonal junto a cafés em várias freguesias.

Estas áreas incluiriam bancos, árvores e espaço para circulação, tornando as ruas mais seguras, atraentes e confortáveis. Cada projeto teria um custo aproximado de 80 mil euros, a financiar com fundos de reabilitação urbana e apoios regionais, garantindo um investimento sustentável com benefícios sociais e económicos duradouros.

Tomás Melo explicou que “estes espaços incentivam o comércio local, atraem visitantes e promovem encontros entre moradores. As ruas tornam-se mais vivas e acolhedoras, reforçando o sentido de comunidade e pertença”.

É possível ver o que já foi feito na zona de Porto Pim e o dinamismo que se criou entre os moradores nesta área. O mesmo princípio será aplicado a mais cafés por toda a ilha, promovendo uma vivência de bairro, com os comerciantes a beneficiar de retorno económico.

Para conseguir reabilitar mais ruas de forma eficiente é fundamental organizar melhor as zonas por onde passam carros e pessoas, garantindo ruas funcionais, seguras e mais agradáveis para todos. O projeto inclui também o investimento em árvores e a redução da quantidade de alcatrão em cada rua, criando espaços mais verdes, agradáveis e sustentáveis.

Share this