Bloco defende que utilização gratuita de ‘minibus’ na Horta deve ser permanente como o partido propôs durante a campanha eleitoral

O Bloco de Esquerda Faial mostra-se satisfeito pela implementação da utilização gratuita da rede de ‘minibus’ na cidade da Horta – uma proposta que o partido apresentou na última campanha eleitoral autárquica –, mas defende que o período de seis meses anunciado pela autarquia deve ser um período experimental para depois tornar a medida permanente.

A gratuitidade dos transportes públicos é uma medida que o Bloco Faial tem vindo a defender, com o objetivo de fazer com que um número cada vez maior de pessoas considere esta forma de mobilidade a primeira solução para as deslocações do dia a dia.

A medida adotada pela Câmara Municipal da Horta nos autocarros minibus a partir da próxima segunda-feira é de louvar, mas o Bloco alerta para algumas questões que considera essenciais para o bom sucesso da iniciativa.

Em primeiro lugar o Bloco lamenta que a medida tenha a duração de apenas seis meses e propõe que este tempo seja visto como um período experimental, durante o qual se possam aprimorar as condições de acesso, a frequência e número de viagens, melhorar e difundir largamente a comunicação de horários e circuitos, para que, findos os seis meses, a medida possa adquirir um caráter permanente.

A principal preocupação prende-se com o número e frequência das viagens, pois o Bloco já tinha alertado que, mesmo com bilhetes pagos, havia viagens em que o autocarro atingia o seu limite de capacidade em certos horários e percursos, pelo que considera fundamental o incremento da frequência das viagens.

Por outro lado, o partido tem dúvidas sobre o obstáculo burocrático de os munícipes terem de levantar previamente um número limitado de bilhetes, considerando que se promovia melhor a democratização do serviço se os passageiros pudessem utilizar o autocarro à medida das suas necessidades, sem condições prévias, sendo que a emissão de um bilhete gratuito no próprio autocarro poderia cumprir com objetivos de contabilidade de viagens, caso fosse necessário.

Ainda na mesma linha, o partido alerta para o facto de os munícipes faialenses desconhecerem as alterações do percurso dos autocarros com as obras da frente mar, apelando para que se divulgue em todos os meios possíveis (paragens dos autocarros, site da câmara, painéis publicitários, boletim municipal e, possivelmente, brochuras de distribuição gratuita) as rotas, horários e circuitos.

Para o Bloco de Esquerda estas medidas são essenciais para o cumprimento dos objetivos de promover e democratizar o transporte público em detrimento do individual, por forma a mitigar as emissões poluentes e descongestionar o trânsito no centro da cidade e aliviar o encargo das famílias com a mobilidade.

O Bloco de Esquerda relembra que o essencial é que o assunto seja encarado como uma estratégia de longo prazo e não apenas uma medida pontual para aliviar os constrangimentos das obras da frente mar.