O Bloco de Esquerda insiste na importância da ampliação da pista do aeroporto da Horta, e mantém que deve ser a empresa ANA – que lucra milhões com a gestão dos aeroportos nacionais – a realizar o investimento necessário. António Lima assinala o facto de o PSD ter mudado de posição, agora que está no Governo Regional, defendendo o contrário do que defendia quando estava na oposição.
António Lima assinalou a “curiosa mudança de posição do PSD, e do deputado Carlos Ferreira”, que por diversas vezes apresentou propostas em que defendia que o Governo Regional devia pagar a ampliação do aeroporto da Horta.
“O Bloco sempre votou contra estas propostas do PSD, porque elas desresponsabilizavam quem tem que fazer esta obra”, que é a empresa Vinci, proprietária da ANA.
“Quem está a ganhar dinheiro com os aeroportos do país é a ANA, que foi vendida à Vinci por tostões pelo Governo da República do PSD e do CDS”, por isso não podem ser “os contribuintes açorianos a pagar um projeto que tem que ser da responsabilidade da ANA”.
António Lima lembrou que o Bloco de Esquerda já levou este assunto diversas vezes a debate quer na Assembleia da República, quer no parlamento dos Açores, incluindo um projeto de resolução que recomendava o reconhecimento do interesse público da obra de aumento da pista da Horta, com vista à inclusão do processo de renegociação do contrato de concessão entre o Estado e a ANA.
“A verdade é que o contrato foi renegociado, mas o objetivo de incluir a obra de aumento da pista do aeroporto nesta renegociação ficou para trás”, lamentou o líder parlamentar do Bloco.
Embora o Orçamento de Estado preveja a ampliação da pista do aeroporto da Horta, “tememos que se faça apenas aquilo que a lei já obriga relativamente ao cumprimento da regulamentação internacional. “Isso é manifestamente pouco”, disse António Lima.