Share |

Candidata do BE no Faial dedica dia de campanha ao trabalho das associações de proteção animal

Num dia dedicado às políticas para o bem-estar animal, a candidata do Bloco de Esquerda pelo Faial, Aurora Ribeiro, defendeu a criação de uma rede regional para a esterilização de animais de rua, e a celebração de contratos com médicos-veterinários para prestar cuidados a estes animais.

Aurora Ribeiro defendeu ainda o aumento dos apoios às associações de proteção dos animais e famílias de acolhimento temporário – para reduzir a pressão sobre as associações – e a garantia de acesso a uma rede de cuidados primários médico-veterinários para animais de famílias com carência económica.

Para Aurora Ribeiro, a conversa com os responsáveis da AFAMA – Cremilde Guerra e Paulo Melo – e da ABRIGAR – Helena Krug e Hugo Rombeiro – só veio confirmar que, além dos apoios financeiros tão necessários à atividade destas associações, é preciso avançar com estes outros mecanismos para facilitar o trabalho das associações.

Nas visitas feitas à AFAMA e ABRIGAR, ficou claro, para a candidata do Bloco, que este é um problema social e que deve ser encarado como tal. Aurora Ribeiro relembra que o problema dos animais de rua “não é um problema causado pelos animais, é um problema causado pelas pessoas e que tem impactos no bem-estar dos animais”, frisando ainda que tem impactos sociais, ambientais e mesmo de saúde pública: “estas associações estão a combater de forma voluntária um problema que é, acima de tudo, social, e, como outros problemas sociais, tem de haver uma responsabilidade política por ele”.