Degradação paisagística da Feteira impede a freguesia de ser cartão de visita do Faial

O Bloco Faial visitou a freguesia da Feteira e mostrou preocupação com o estado de degradação paisagística da zona. O partido defende intervenção localizada nas zonas de maior risco da orla costeira, a reabilitação da estrada regional e o cumprimento do projeto do passeio da Lajinha.

Aurora Ribeiro, candidata pelo Bloco Faial às próximas eleições regionais, visitou a freguesia da Feteira, onde teve oportunidade de testemunhar estragos que as sucessivas tempestades têm feito após a destruição das proteções marítimas por parte do furacão Lorenzo. De relembrar que esta freguesia ficou de fora dos apoios governamentais aos estragos causados por este furacão e que o Secretário do Mar e Pescas, Manuel São João prometeu obras de reforço no dia 21 de agosto de 2021, sem que alguma coisa tivesse acontecido desde então.

A preocupação é tanto maior quanto é sabido que os fenómenos de galgamentos oceânicos nas zonas “desprotegidas” tendem a acentuar-se de forma exponencial se não houver monitorização e reforço das suas proteções. Por esse motivo o partido defende que o Governo Regional deve proceder a uma monitorização constante desta zona e a privilegiar intervenção localizada em vez de obra pesada que retiraria valor paisagístico e recreativo a uma das poucas zonas planas junto ao mar existentes na ilha.

Outra das zonas visitadas foi a da Estrada Regional, visivelmente deteriorada, e que não contribui para a primeira impressão de quem visita a ilha do Faial. Por fim, o Bloco teve ainda tempo para relembrar o projeto de um passeio pedonal e ciclável entre a Horta e a Feteira, vencedor do Orçamento Participativo Regional 2019 e que o Governo ainda não executou. Este projeto serviria para valorizar e tirar partido da riqueza paisagística deste lugar, para usufruto dos locais e visitantes.

Share this