Faial sem equipamento à altura da sua atividade desportiva

Bloco Faial aponta a urgência de obras em sedes de clubes, falta de espaço para equipamentos e pavilhões com problemas graves de entrada de água das chuvas. O estado destes equipamentos é indigno face à qualidade desportiva desenvolvida na ilha. 

O partido dá como primeiro exemplo a atividade de relevo internacional do Clube Naval da Horta, a quem falta espaço adequado ao armazenamento da respetiva frota e apetrechos e cuja sede precisa de obras. Um outro exemplo é o nível competitivo e de reconhecimento nacional do andebol praticado no Sporting Club da Horta cuja sede está sem condições de funcionamento. A demora ou a ausência de apoio financeiro do Governo Regional tem levantado obstáculos ao desenvolvimento das atividades destes clubes cujo grau de exigência desportiva é alto ou muito alto.

Aurora Ribeiro, primeira candidata do Bloco pelo Faial, refere que a ilha não tem, neste momento, um único equipamento desportivo que não apresente problemas de infraestrutura. Até mesmo os equipamentos sob a tutela do Governo Regional e que podem ser utilizados por outros clubes como o Fayal Sport Club, o Angústias Atlético Clube e o Clube de Escalada e Montanhismo no Faial, tanto para treino e competição como para a formação de variadas modalidades (andebol, basquete, voleibol, natação, escalada e esgrima, entre outros) apresentam problemas graves, como é o caso da entrada de água da chuva no Pavilhão Desportivo da Horta ou o Pavilhão da Escola Manuel de Arriaga que teve de encerrar por problemas na coberturas aquando da passagem da depressão Hipólito. 

Após reuniões com as direções do Sporting Club da Horta e do Clube Naval da Horta, o Bloco refere a importância urgente de o Governo Regional manter o compromisso de apoiar a reconstrução da sede do SCH, assumido em 2023, pagar apoios em atraso ao Clube Naval da Horta e ser parte ativa na solução para os problemas de espaço que o clube enfrenta. Por fim, mas não menos importante, avançar com as obras prometidas de recuperação da ESMA e respetivo pavilhão e da 2.ª fase das obras da EBI da Horta, que inclui uma renovação do Pavilhão Desportivo. 

Share this