Governo Regional deve reconhecer serviço público de associações de bem-estar animal com mais e melhores apoios

O Bloco de Esquerda considera que o Governo Regional deveria estar atento à situação específica do Faial e reconhecer melhor o trabalho voluntário das três associações existentes na ilha através de mais apoios, colaboração mais estreita e disponibilização de recursos materiais e humanos. 

Aurora Ribeiro, candidata do Bloco pelo Faial às próximas eleições, visitou a Associação NINOVAN, onde teve oportunidade de ficar a saber mais sobre as dificuldades que as associações de bem-estar animal da ilha enfrentam, e deixar uma palavra de apreço pelo trabalho voluntário que fazem em prol do bem-estar animal. 

Uma destas atividades, da iniciativa da Ninovan, será a chipagem de todos os cavalos da ilha, importante para contagem da população equídea da ilha e para identificação do animal e do seu detentor. No caso, será a associação a adquirir os chips, graças à benevolência de um dos seus voluntários, e a região a disponibilizar recursos humanos para a sua aplicação. Mas dado o caráter de serviço público que detém, a responsabilidade por esta ação deveria ser da região com o apoio das associações e não o contrário.

A falta de um veterinário apto a cuidar de equídeos, e de outros animais de grande porte, na ilha é outro problema grave apontado pela associação, dado que representa uma ameaça ao bem-estar destes animais, que em situações de emergência se vêem sem possibilidade de auxílio célere.

O bem-estar animal é uma das bandeiras do Bloco de Esquerda desde há muitos anos. O partido lutou desde 2016 no parlamento por uma política de “abate zero” nos centros de recolha oficial, para acabar com abate de animais como forma de controlo populacional e relembra que o governo da coligação levou ao parlamento uma proposta para tentar reverter o fim do abate de animais nos canis.

O partido orgulha-se do trabalho feito na última legislatura no que respeita ao abate de animais de companhia nos Açores e defende a implementação de campanhas de esterilização gratuitas de animais de companhia permanentes e ininterruptas, em cooperação com as autarquias e associações de proteção e de bem-estar animal. Neste momento, na ilha, são as associações AFAMA e ABRIGAR que estão a prestar este apoio às famílias.

Share this