Hugo Bettencourt alerta para os efeitos arrasadores do plástico nos oceanos e aponta medidas para combater este problema

A candidatura do Bloco de Esquerda à autarquia de Angra do Heroísmo alerta para os efeitos arrasadores que o lixo de plástico tem para os oceanos, a vida marinha e a saúde humana. Hugo Bettencourt reuniu hoje com a Associação Marine Waste Terceira, e apresentou medidas que podem contribuir para a redução da produção de resíduos de plástico.

Uma das propostas desta candidatura é a disponibilização de kits de recolha de lixo nas zonas balneares, particularmente durante o verão, não só para sensibilizar as pessoas a não sujar, mas principalmente para incentivar à recolha de lixo que seja encontrado no local.

Os candidatos do Bloco de Esquerda à autarquia de Angra do Heroísmo saúdam iniciativas como as da Marine Waste Terceira, que organiza recolhas de lixo na costa duas vezes por mês, com a participação de voluntários.

Em apenas um ano e meio a Marine Waste Terceira já recolheu mais de três toneladas de lixo, o que demonstra a dimensão do problema e a urgência em sensibilizar as pessoas e encontrar soluções.

Hugo Bettencourt insiste que é necessário fazer todo o esforço para aumentar a reciclagem, e lamenta que a opção das autarquias da Terceira tenha sido a construção uma mega-incineradora.

Outra das propostas apresentadas hoje pelo candidato do Bloco é simples, mas terá efeitos práticos: trata-se da expansão da rede municipal de bebedouros públicos para reforçar o consumo de água local e reduzir a utilização de garrafas de plástico.

Share this