Joana Bettencourt considera urgente realizar alterações no terminal de autocarros do Bailão, para que sirva efetivamente de abrigo da chuva e do vento. A candidata do Bloco à autarquia de Angra do Heroísmo considera inaceitável que esta infraestrutura inaugurada em 2023 continue sem disponibilizar informações sobre horários e percursos dos autocarros.
Segundo a candidata, o terminal de autocarros de Angra “não foi bem pensado nem bem planeado”, pois, em dias de mau tempo, “as pessoas ficam molhadas e desconfortáveis à espera dos autocarros”.
Numa ação de campanha que passou esta manhã pelo terminal de autocarros, Joana Bettencourt defendeu também a melhoria do serviço dos transportes públicos, quer dos minibus – que são responsabilidade da autarquia –, mas também dos autocarros – que são da responsabilidade do governo regional.
Para melhorar o trânsito no centro da cidade, o Bloco propõe a criação de mais parques de estacionamento na periferia, com ligações mais frequentes através dos minibus.
Quanto aos transportes interurbanos, Joana Bettencourt reconhece que a competência não é da Câmara Municipal, mas defende que a autarquia deve exercer maior pressão e reivindicar junto do Governo Regional a melhoria do serviço.
A este propósito, a candidata lembra que o parlamento dos Açores aprovou uma proposta do Bloco que determinava uma melhoria do serviço e uma redução significativa do preço. Joana Bettencourt lamenta, no entanto, que o governo continue sem cumprir a legislação que foi aprovada.
É fundamental garantir uma boa articulação entre os autocarros e os minibus “para que as pessoas sintam realmente que o uso de transportes públicos pode ser uma forma de melhorar a mobilidade no dia-a-dia”, afirmou a candidata.
Ainda no que diz respeito à mobilidade, Joana Bettencourt defendeu a criação de ciclovias, que devem ser muito bem pensadas para poderem ser bem enquadradas no atual traçado da cidade.