Passeio Horta–Feteira: um projeto de segurança e mobilidade sustentável que não pode continuar esquecido

O Bloco de Esquerda defende a criação de um passeio pedonal e ciclovia entre a Horta e a Feteira, um projeto pensado para todas as idades, com especial atenção às crianças e famílias, que permitirá uma ligação segura entre áreas de banho, zonas habitacionais e espaços de convívio.

Esta não é uma ideia nova. Já em 2016, foi entregue ao Governo Regional do PS um projeto detalhado, pronto a ser implementado, que ficou na gaveta. Em 2018, a proposta voltou a ter força ao vencer o Orçamento Participativo Regional com a ideia apresentada por Tomás Melo, atual candidato independente pelo Bloco de Esquerda. Apesar de contar com o apoio de muitos moradores e de responder a uma questão central de segurança rodoviária, o projeto continuou sem execução — nem pelos governos do PS, nem agora pelos do PSD, nem pela Câmara Municipal.

“É lamentável que um projeto que garante segurança e qualidade de vida continue adiado. Finalmente a população poderia ter um percurso seguro para descontrair, fazer exercício e conviver. O percurso pode começar de forma simples, com sinalização e pintura, e avançar progressivamente com bancos, áreas de descanso, zonas de segurança e estacionamento, garantindo conforto e acessibilidade para todos”, sublinhou Tomás Melo

Para o Bloco de Esquerda, este projeto é uma oportunidade para reforçar a mobilidade sustentável na ilha, criar hábitos saudáveis e aproximar comunidades, ao mesmo tempo que valoriza a ligação entre a cidade e as freguesias vizinhas.

“O que falta não é projeto, nem financiamento — é vontade política. O PS não avançou, o PSD também não, e a Câmara Municipal mantém-se parada. Está na hora de concretizar o que é justo, necessário e urgente para a segurança e qualidade de vida das pessoas.”

Share this