Tomás Melo concorre como independente pelo Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Horta

O arquiteto Tomás Melo encabeça a lista do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Horta, que é constituída por 80% de candidatos independentes. O objetivo é promover uma visão e uma ação comunitária para que a Horta seja uma cidade mais inclusiva, sustentável e participada.

Para Tomás Melo, o compromisso desta candidatura passa por mostrar que o Faial pode liderar pelo exemplo nos Açores, criando “uma Horta que respira, que se move, que cria e que cuida das suas pessoas”.

Tomás Melo foi vencedor de dois orçamentos participativos na ilha do Faial, apresentou e concretizou propostas inovadoras para a mobilidade urbana e para a qualificação do espaço público. Criou ainda vários projetos e estudos prévios dedicados à cidade da Horta, sempre com o objetivo de melhorar a vida dos cidadãos e valorizar o património local. Paralelamente, dinamizou diversas iniciativas artísticas na cidade, desde esculturas a pinturas murais, reforçando a ligação entre cultura, cidadania e identidade urbana.

É com base nesta experiência que apresenta propostas para dinamizar a ilha, assim como quer dar resposta aos anseios e problemas sentidos pelos faialenses.

A falta de habitação continua a ser uma das maiores dificuldades dos jovens e famílias na ilha, por isso esta candidatura aposta na reabilitação de edifícios devolutos e na construção de habitação pública e cooperativa para garantir o acesso à habitação.

É co-criador e Diretor Artístico do Festival Maravilha, um dos eventos culturais mais marcantes da ilha, e participou ativamente em outros projetos de relevância nacional e regional, como o Festival Andanças, o MUMA, o Festival GIRO e os Encontros pela Terra. Foi, também, co-diretor do Jornal Fazendo, onde trabalhou no layout gráfico e no acompanhamento editorial. Para além disso, escreve regularmente no Jornal Tribuna das ilhas sobre cultura e urbanismo na coluna “Horta, Cidade Aberta”.

Desde 2009, tem produzido inúmeros eventos culturais, apostando na diversidade, na participação e na abertura da cidade ao mundo. É com este espírito de cooperação e de ligação à comunidade e ao espaço público da cidade que apresenta propostas e medidas para que o Faial seja uma ilha com Futuro.

O Bloco de Esquerda entregou hoje as suas listas à autarquia da Horta e concorre também às juntas de freguesia de Matriz e Angústias. Aurora Ribeiro é a candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal. 

Share this