Legislativas 2022

Janeiro 28, 2022

António Lima diz que votar na direita é permitir que o Chega se sente no Governo e lembra os vinte anos de maioria absoluta do PS nos Açores para salientar que “não serve o país nem a região”. “A única forma de existir uma maioria de esquerda que obrigue o PS a fazer o que não quis fazer na negociação do orçamento do estado é o voto no Bloco de Esquerda”, disse António Lima, ontem, no encerramento da campanha do Bloco, em Ponta Delgada.

Janeiro 27, 2022

A candidata do Bloco à Assembleia da República pelos Açores salienta que os apoios sociais são muito importantes para retirar milhares de pessoas da pobreza e lamenta a estigmatização da pobreza feita pela extrema-direita que “aponta o dedo a quem precisa destes apoios”.

Janeiro 26, 2022

O Bloco de Esquerda defende a implementação de um programa de transição ecológica que apoie uma alteração do modelo de produção para uma agricultura mais amiga do ambiente e com maior segurança alimentar.

Janeiro 26, 2022

Jessica Pacheco salienta que foi na legislatura de 2015 a 2019, quando o Bloco de Esquerda “teve a mão no Orçamento de Estado”, que o salário mínimo registou o maior aumento, ao mesmo tempo que o desemprego baixou e em que houve o maior crescimento económico no país desde a introdução do Euro. O próximo passo é tirar as leis da troika do Código do Trabalho para combater a precariedade.

Janeiro 26, 2022

Jessica Pacheco lamenta que o candidato do PS pelos Açores abra a porta a um entendimento com o PSD para governar o país, sabendo que, “à primeira oportunidade”, foi o PSD que fez um acordo com o Chega, aqui nos Açores. A candidata do Bloco defende um caminho de entendimento à esquerda, com acordo escrito, e quer que o PS clarifique a sua posição.

Janeiro 24, 2022

O Bloco de Esquerda tem propostas para eliminar as principais barreiras ao acesso ao ensino superior nos Açores: criação de uma bolsa pública de habitação a preços acessíveis, implementação do passe sub-23 nos Açores e a eliminação das propinas de forma faseada e sustentável.

Janeiro 22, 2022

A candidata do Bloco à Assembleia da República pelos Açores defende uma solução clara para as viagens dos Açores para o continente: na compra do bilhete, os açorianos só devem pagar, no máximo, 134 euros. Jessica Pacheco acusa o PS de querer “continuar a beneficiar as companhias aéreas em detrimento dos direitos dos passageiros”, obrigando ao pagamento de centenas de euros na compra de uma viagem.

Janeiro 21, 2022

O Bloco de Esquerda propõe acabar com os cortes nas pensões que atingem ex-trabalhadores da Base das Lajes e outras profissões de desgaste rápido. Jessica Pacheco desafiou hoje os candidatos do PS, Francisco César e Sérgio Ávila, a assumirem, durante a campanha, se vão repetir o voto a favor do fim destes cortes – como fizeram no parlamento dos Açores – ou se vão ficar ao lado de António Costa para manter esta situação absolutamente injusta.

Janeiro 20, 2022

O Bloco de Esquerda lamenta que Portugal tenha cedido mais uma vez aos interesses dos Estados Unidos da América permitindo que os estudos para o processo de descontaminação dos solos e aquíferos na ilha Terceira, decorrentes da utilização militar norte-americana da Base das Lajes, seja conduzido pelos próprios americanos. Jessica Pacheco defende que deve ser o LNEC a dirigir os estudos e que Portugal tem que exigir aos EUA que assumam todos os custos do processo de descontaminação.

Janeiro 17, 2022

O Bloco de Esquerda acusa o Governo do PS de “falta de vontade política” em construir o novo estabelecimento prisional em São Miguel, e que é preciso acabar com a situação de desrespeito pelos direitos humanos dos reclusos e dos profissionais da atual cadeia. Em resposta a António Costa – primeiro-ministro e líder nacional do PS – que ontem referiu que nenhum líder partidário devia fazer uma campanha sem vir aos Açores, Jessica Pacheco disse que “os açorianos estão cansados de visitas, precisam mesmo é que haja o cumprimento dos compromissos”.

Janeiro 16, 2022

A candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia da República pelos Açores aponta o recente encerramento do atendimento do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras na Madalena do Pico como mais um exemplo do abandono que se sente nos Açores em relação às responsabilidades que têm que ser asseguradas pelo Estado. Jessica Pacheco defende o reforço de meios humanos e melhores instalações para os serviços de Justiça e Forças de Segurança nos Açores.

Janeiro 15, 2022

O Governo da República do PS quer tirar aos Açores o poder de autorizar a entrada de cruzeiros científicos no mar dos Açores. Jessica Pacheco, candidata do Bloco de Esquerda à Assembleia da República, alerta para o perigo desta intenção do governo de António Costa, e receia que haja interesses contrários aos Açores com o objetivo de explorar, de forma extrativista, as riquezas do nosso mar profundo.

Janeiro 11, 2022

António Lima lamenta que o Chega use os Açores na campanha eleitoral nacional como “arma de arremesso político” e acusa o partido de extrema-direita de ter encontrado “dois ódios de estimação: as minorias étnicas, com o discurso contra os ciganos, e os Açorianos, dizendo que metade dos açorianos e açorianas não trabalha”.

Janeiro 10, 2022

O Bloco de Esquerda defende que o aumento da pista do aeroporto da Horta é fundamental e que o investimento tem que ser feito pela ANA/Vinci, a empresa “que lucra milhões com a gestão dos aeroportos nacionais”. A candidata do Bloco à Assembleia da República pelos Açores defende também a reposição da compensação à SATA pelo cumprimento das obrigações de serviço público nas ligações com o continente. Jessica Pacheco salienta que o Bloco é o único partido a colocar estes assuntos no seu programa eleitoral nacional.