Legislativas AR 2025

Maio 15, 2025

O Bloco de Esquerda colocou hoje os direitos das mulheres na agenda da campanha eleitoral. Pedro Amaral recordou as conquistas para as quais o Bloco contribui no passado, como o direito à interrupção voluntária da gravidez (IVG) ou a classificação da violência doméstica como um crime público, e aponta novos objetivos para combater as desigualdades que persistem entre homens e mulheres.

Maio 15, 2025

O Bloco de Esquerda colocou hoje os direitos das mulheres na agenda da campanha eleitoral. Pedro Amaral recordou as conquistas para as quais o Bloco contribui no passado, como o direito à interrupção voluntária da gravidez (IVG) ou a classificação da violência doméstica como um crime público, e aponta novos objetivos para combater as desigualdades que persistem entre homens e mulheres.

Maio 14, 2025

Pedro Amaral considera que o Ensino Superior é muito importante para o desenvolvimento dos Açores, por isso propõe medidas que garantam a igualdade no acesso: o fim das propinas e mais apoios à habitação para estudantes deslocados.

Maio 13, 2025

O Bloco de Esquerda defende que é necessário garantir o aumento das transferências da República para os Açores e que a decisão sobre a gestão destas verbas tem de continuar a ser exercida pelos órgãos de governo próprio no quadro da Autonomia.

Maio 12, 2025

Pedro Amaral defendeu hoje a necessidade de se enfrentar os problemas relacionados com a toxicodependência e com a condição de sem-abrigo através de uma abordagem preventiva que consiga melhorar as condições socioeconómicas de toda a população.

Maio 11, 2025

Num encontro com teatro e música hoje em Angra do Heroísmo, o Bloco celebrou a Cultura como meio de reflexão e progresso para a sociedade e voltou a insistir nas propostas para resolver a crise da habitação.

Maio 10, 2025

O Bloco defende que o bem-estar dos trabalhadores tem que estar no centro das preocupações a par do aumento de salários. Pedro Amaral salienta que num momento de grande progresso tecnológicos, os avanços têm que reverter também para os trabalhadores.

Maio 9, 2025

O Bloco considera que o transporte aéreo é estratégico para os Açores – quer ao nível da mobilidade dos residentes, quer para o desenvolvimento do turismo – e aponta soluções para os problemas que têm sido gerados pelo Governo da República do PS e da AD.

Maio 8, 2025

Pedro Amaral visitou hoje o ‘Okeanos’, centro de investigação da Universidade dos Açores, para defender uma aposta cada vez mais forte na produção de conhecimento sobre o mar dos Açores, que tem um enorme potencial e que pode ser um motor do desenvolvimento da Região.

Maio 7, 2025

O Bloco de Esquerda exige ao governo regional a publicação imediata das contas das empresas públicas e receia que estejam a ser escondidas para evitar más notícias durante a campanha eleitoral. Todos estes documentos já estão concluídos, pois o prazo de entrega ao Tribunal de Contas terminou no dia 30 de abril. Por uma questão de transparência o Governo Regional deve torná-los públicos imediatamente.

Maio 6, 2025

“O Bloco tem feito uma grande aposta em fazer campanha porta-a-porta, estamos a tentar cobrir o máximo de casas possível, para conseguirmos ouvir as pessoas, com tempo”, disse hoje Pedro Amaral, que apontou a habitação como uma das principais preocupações referidas pelas pessoas.

Maio 5, 2025

O Bloco de Esquerda defende uma alteração à Lei de Finanças Regionais que garanta previsibilidade, estabilidade e aumento das verbas transferidas do Orçamento de Estado para os Açores, para que a Região possa garantir serviços públicos de qualidade. Pedro Amaral visitou hoje a Escola Básica e Secundária de Santa Maria e o Centro de Saúde de Vila do Porto.

Maio 3, 2025

Pedro Amaral salienta que o Bloco tem muitas propostas específicas para os Açores, mas destaca a habitação, o trabalho e a justiça fiscal – que diz respeito aos portugueses em geral e aos açorianos em particular – como prioridades da campanha.

Maio 1, 2025

O Bloco assinalou hoje o Dia do Trabalhador com a colocação de um “maio” – uma tradição açoriana – na via pública, em Ponta Delgada, com uma mensagem a reivindicar melhores condições para os trabalhadores. Aumento do salário mínimo e do salário médio e melhores condições para quem trabalha por turnos foram as propostas destacadas pelo candidato Pedro Amaral.